COMO ELABORAR UM ARTIGO

Carlos Denis de Campos Pereira

Resumo

Nosso objetivo é detalhar os passos na elaboração de um artigo acadêmico. Utilizaremos a NBR 6022 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece um sistema para a apresentação de um artigo acadêmico. Além de facilitar a elaboração de um artigo, este sistema confere qualidade na apresentação do mesmo. Um artigo bem elaborado apresenta o seu conteúdo de forma clara e objetiva, fazendo com que o entendimento das idéias desenvolvidas se faça presente.

Palavras-chave: Metodologia Científica. Trabalhos acadêmicos. Artigo.

1 INTRODUÇÃO

Ao longo das atividades acadêmicas, alunos e professores são constantemente demandados à elaboração de artigos técnico-científicos. Os professores, com muitas idéias revistas, estudadas e confrontadas, às vezes, fica meio perdido no momento de elaboração e escrita do artigo. Os alunos por sua vez nos dizem com toda certeza: estamos totalmente perdidos; como fazer um artigo? Neste sentido iremos detalhar os passos à elaboração de um artigo acadêmico. Utilizaremos a NBR 6022 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece um sistema para a apresentação de um artigo acadêmico.




2 DEFINIÇÕES E ESTRUTURA DO ARTIGO

A NBR 6022 — Informação e documentação — Artigo em publicação periódica científica impressa — Apresentação (2003) define três modalidades de artigos (2003, p. 2):
1. Artigo científico: [...] apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento;
2. Artigo de revisão: [...] resume, analisa e discute informações já publicadas;
3. Artigo original: apresenta temas ou abordagens originais.

Verifica-se que as duas primeiras definições são próximas e podem agrupar-se na definição de “artigos de revisão” enquanto a última definição demarca a produção original, tais como relatos de pesquisas, estudos de caso etc. Rever as idéias de um determinado autor, comparando-as com as idéias de outros autores, é um trabalho de revisão, que exige um trabalho de pesquisa ampla e contextualizada, para se ter a idéia geral das obras dos autores pesquisados.

A estrutura de um artigo (NBR 6022, 2003, p. 3) é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos pré-textuais são constituídos de (a) título e subtítulo (se houver); (b) autoria; (c) resumo na língua do texto; (d) palavras-chave na língua do texto. Os elementos textuais constituem-se de (a) introdução; (b) desenvolvimento; (c) conclusão. Os elementos pós-textuais são constituídos de (a) título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira; (b) resumo em língua estrangeira; (c) palavras-chave em língua estrangeira; (d) notas explicativas; (e) referências; (f) glossário; apêndices; (g) anexos.

Vejamos os significados de alguns elementos:
• resumo: apresentação, em frases seqüenciais, num parágrafo único, dos pontos relevantes do documento (máximo de 250 palavras). O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A norma que estabelece os requisitos para a redação de resumos é a NBR 6028 de 2003.
• palavras-chave: palavras representativas do conteúdo do documento. Devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavra-chave, separadas entre si por ponto. Exemplo: Palavras-chave: Referências. Documentação.
• notas explicativas: notas usadas para comentários que não foram incluídos no texto.
• referências: conjunto de elementos padronizados pela NBR 6023 de 2002.
• glossário: lista, em ordem alfabética, dos principais conceitos utilizados no texto.
• apêndices: texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação.
• anexos: texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

3 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO

Inicialmente, devemos consultar a NBR 14.724 (2005) para a configuração geral do documento. Os textos devem ser apresentados em papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm). As margens devem ter as seguintes medidas: esquerda e superior = 3 cm; direita e inferior = 2 cm. O tamanho da fonte indicada é o tamanho 12; utiliza-se de uma fonte menor nas citações acima de 3 linhas e nas notas de rodapé. Todo o texto deve ser digitado com espaço 1,5 entrelinhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé e referências. Nestes casos usamos espaçamento simples, entrelinhas.

Os títulos das seções são destacados gradativamente, utilizando-se os recursos de negrito, itálico, caixa alta, grifo etc. O título e o subtítulo devem estar separados por dois pontos. Os títulos são acompanhados pelo indicador numérico. Não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou de seu título (NBR 6024, 2003, p. 2). Os títulos sem indicativos numéricos devem ser centralizados. São eles, no nosso caso, o resumo em língua estrangeira, as referências, o glossário, o apêndice e o anexo.

O nome do autor (ou dos autores) deve ser acompanhado de um breve currículo que o(s) qualifique na área do conhecimento. O currículo, bem como o endereço postal ou eletrônico, deve aparecer em rodapé na página de abertura.

A introdução é a parte inicial do artigo, onde deve constar a delimitação do assunto tratado. É uma exposição breve que fixa os limites do assunto tratado: circunscreve e restringe o assunto tratado. Na introdução indica-se o objetivo, formula-se a problemática geral e as hipóteses levantadas, bem como “outros elementos necessários para situar o tema do artigo” (NBR 6022, 2003, p. 4). Muitos autores incluem a revisão da literatura na introdução:
Revisão de literatura: pode ser incluída na introdução ou apresentada separadamente. Devem citar textos que tenham embasado o desenvolvimento do trabalho. A revisão da literatura citada deve ser apresentada preferencialmente em ordem cronológica, conforme evolução do assunto, observando as normas para citação — NBR 10.520 (2002). (FRANÇA, 2004, p. 66).

O desenvolvimento do artigo é o núcleo do mesmo “onde o autor expõe, explica e demonstra o assunto” (Ibid., p. 64). É a parte principal do artigo, “que contém a exposição pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, [...] que variam em função da abordagem do tema e do método” (NBR 6022, 2003, p. 4).

A conclusão é a parte final do trabalho, “na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses” (Ibid.). O autor apresenta “uma resposta à problemática do tema proposto na introdução” (FRANÇA, 2004, p. 67). Dever ser breve. O autor coloca a sua opinião, as limitações da pesquisa e recomendações.

Para que o artigo se complete temos que consultar outras normas de documentação. Um elemento que pode ser considerado essencial na elaboração dos artigos é a citação. Para se fazer um bom sistema de citações é necessário consultar a NBR 10.520 (2003). O mesmo acontece com as referências dos textos citados. É imprescindível a consulta da NBR 6023 (2002).

Finalizando a apresentação geral do artigo, devemos valorizar os detalhes dos elementos pós-textuais, tais como a utilização de outros idiomas para divulgação internacional do artigo em espanhol, inglês e francês. Podem-se utilizar ferramentas na internet para traduções . Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Exemplo: ANEXO A — NBR 6022.

4 CONCLUSÃO

Para elaborar um artigo consulte a NBR 6022 — Informação e documentação — Artigo em publicação periódica científica impressa — Apresentação (2003) que define as modalidades de artigos bem como estabelece todos os elementos necessários para a elaboração do artigo.

Além de facilitar a elaboração de um artigo, este sistema confere qualidade na apresentação do mesmo. Um artigo bem elaborado apresenta o seu conteúdo de forma clara e objetiva, fazendo com que o entendimento das idéias desenvolvidas, se faça presente, ou seja, se torne inteligível.

COMMENT ÉLABORER UN ARTICLE

Résumé

Notre objectif est détailler les étapes dans l'élaboration d'un article académique. Nous utiliserons la NBR 6022 de l'Association Brésilienne de Normes Techniques (ABNT) qui établit un système pour la présentation d'un article académique. Ce système facilite l'élaboration d'un article et confère qualité dans la présentation du même. Un article bien elabore, présente son contenu de forme claire et objective, faisant avec que l'accord des idées là développées, se fasse cadeau, c'est-à-dire, se rende intelligible.

Mot-clés: Méthodologie Scientifique. Travaux académiques. Article.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6022 — Informação e documentação — Artigo em publicação periódica científica impressa — Apresentação. Rio de Janeiro, mai. 2003.

______________________________________________________. NBR 6023 — Informação e documentação — Referências — Elaboração. Rio de Janeiro, ago. 2002.

______________________________________________________. NBR 6024 — Informação e documentação — Numeração progressiva das seções de um documento escrito — Apresentação. Rio de Janeiro, mai. 2003.

______________________________________________________. NBR 6028 — Informação e documentação — Reumo — Apresentação. Rio de Janeiro, nov. 2003.

______________________________________________________. NBR 10520 — Informação e documentação — Citações em documentos — Apresentação. Rio de Janeiro, ago. 2002.

______________________________________________________. NBR 14754 — Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação. Rio de Janeiro, dez. 2005.

FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico científicas. 7. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

1 comentários:

Anônimo disse...

informações Awesome, muito obrigado ao escritor do artigo. É compreensível para mim agora, a eficácia ea importância é incompreensível. Mais uma vez obrigado e boa sorte!

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